Colaboradores

segunda-feira, 25 de julho de 2011

ROTA SEMANAL DAS COLETAS

BAIRROS SEMANA
Margem Esquerda - ESQUERDA Segunda
Margem Esquerda - DIREITA
Sertão Verde
BR 470 ate entrada Arraial  a cada 15 dias
Sertão Toucinho / Porto Arraial
Sete Setembro / Vila Nova


Santa Terezinha Terça
Gasparinho (parte)
Gaspar Grande
Gaspar Mirim (parte)
Rua Itajaí Quarta
Poço Grande
Poço Grande Fundos (POCINHO)
São Pedro
Lagoa
Comunidade Bom Jesus
CENTRO consta no cronog. Parte deste
Arraial D'Ouro / Alto / Baixo 
Belchior Alto / Central RUA JOAO THEISS A CADA 15 DIAS
Belchior Baixo
Coloninha Quinta
Garuva a cada 15 dias/ Coral de Minas / Águas Negras
Figueira
Bela Vista
Barracão toda Sexta/mês
Bateias
Centro e coleta especial
Macuco
Óleo Grande
Gaspar Mirim (parte)
Alto Gasparinho 2ª e 4ª Sexta do mês
Gaspar Alto
Gaspar Alto Central
Garuba Pesque e Pague a cada 15 dias

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Brasil é pioneiro na reciclagem de embalagens de defensivos

Principal método de combate às pragas e doenças nas lavouras, os defensivos agrícolas utilizados diariamente produzem como resíduos milhares de embalagens plásticas. Para evitar os riscos de poluição a mananciais, solo e prejuízos à saúde humana, mais de 90% dessas embalagens são devolvidas pelos agricultores e cerca de 92% desse material é reciclado. Por essa iniciativa, o Brasil é referência mundial na destinação final correta de embalagens fitossanitárias, à frente de países como Alemanha, França, Japão e Estados Unidos.

Sob a coordenação do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV), de 2002 até o ano passado, mais de 165 mil embalagens de defensivos tiveram um destino ambientalmente correto.


Campo limpo


O sucesso da iniciativa envolve toda a cadeia produtiva, incluindo os agricultores, canais de distribuição, indústria e o poder público. Para o diretor-presidente do inpEV, João Cesar Rando, o setor agrícola é um exemplo de responsabilidade socioambiental, pois já se encontra alinhado à Política Nacional de Resíduos

Sólidos, que estabelece a responsabilidade compartilhada entre seus elos na destinação dos resíduos e realiza a logística reversa de suas embalagens.

Para a reciclagem das embalagens, em 2008 foi inaugurada a Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos S.A. “É uma iniciativa pioneira, que possibilita a produção de embalagens plásticas rígidas para agrotóxicos a partir da reciclagem desse mesmo produto”, explica Rando.


Constituída por 31 fabricantes de defensivos agrícolas, a empresa fecha o ciclo de gestão das embalagens de agrotóxicos pós-consumo dentro da própria cadeia e promove a auto-sustentabilidade econômica do sistema de destinação de embalagens, que ainda é deficitário.


Como funciona


Atualmente, mais de 90% das embalagens plásticas são devolvidas pelos agricultores e cerca de 92% desse material é reciclado. O processo de reciclagem se inicia no próprio campo. Após utilizar o produto, o agricultor faz a lavagem apropriada e perfura o fundo do recipiente, evitando assim a sua reutilização.


As embalagens são devolvidas à indústria fabricante, que se encarrega do destino final correto, encaminhando o material para reciclagem ou incineração. Além de mais embalagens, o material produzido pela reciclagem gera 17 outros produtos, entre eles, tubos para esgoto, embalagem para óleo lubrificante e barricas de papelão.


De acordo com um estudo realizado há três anos pela Fundação Espaço Eco, a retirada de 108 mil toneladas de embalagens do ambiente representou uma redução de sete vezes no consumo de recursos naturais e evitou a emissão de 164 mil toneladas de CO2. “A destinação adequada das embalagens vazias impacta tanto o campo quanto a cidade, os benefícios são para toda a sociedade”, destaca Rando.


Consciência ambiental


Pesquisas realizadas pelo instituto indicam que 85% dos agricultores conhecem a legislação que regulamenta a destinação ambientalmente correta das embalagens. Preocupado com a conscientização dos produtores, o inpEV criou, em 2005, o dia 18 de agosto como o Dia Nacional do Campo Limpo. Nessa data, num movimento de todo o setor, são fornecidas informações e esclarecimentos para as comunidades do entorno das unidades de recebimento das embalagens de agrotóxicos.

DEFINIÇÃO DE RECICLAGEM

A reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto. Muitos materiais podem ser reciclados e os exemplos mais comuns são o papel, o vidro, o metal e o plástico. As maiores vantagens da reciclagem são a minimização da utilização de fontes naturais, muitas vezes não renováveis; e a minimização da quantidade de resíduos que necessita de tratamento final, como aterramento, ou incineração.
O conceito de reciclagem serve apenas para os materiais que podem voltar ao estado original e ser transformado novamente em um produto igual em todas as suas características. O conceito de reciclagem é diferente do de reutilização.
O reaproveitamento ou reutilização consiste em transformar um determinado material já beneficiado em outro.

terça-feira, 12 de julho de 2011

Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)

Política Nacional de Resíduos Sólidos (PGRS), que vigora desde o ano de 2010 e criou algumas exigências, tornou obrigatórias para os grandes geradores – supermercados, shopping, empresas comerciais e indústrias em geral.
Especialista e empresários debatem uma questão estritamente econômica: o que ainda hoje é visto como uma incômoda despesa pode acabar gerando renda para a organização. 

As empresas podem ganhar dinheiro com um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) bem elaborado e bem executado.
O PGRS é um instrumento que ajuda muito as empresas que geram grandes volumes de resíduos, onde estes podem ser vendidos como insumo para outras indústrias, com a diversificação da economia, o que é lixo para uma empresa constitui matéria prima para outra. “A ligação entre estas duas pontas é muito importante para o sucesso do PGRS”.
“Os empresários e comerciantes precisam perceber que a obrigação legal pode se transformar num aliado de seus empreendimentos e do meio ambiente.”

terça-feira, 5 de julho de 2011

HISTÓRICO DA EMPRESA

A Arnaldo Muller ME nasceu em 1999, fundada pela senhora Schirle Scottini e Sr Arnaldo Muller, atuais presidentes. Realizando suas atividades voltadas para o setor de Coleta dos Resíduos Sólidos no município de Gaspar - SC, atualmente a empresa tem como objetivo oferecer o gerenciamento dos resíduos sólidos e o adequando em seu destino final, proporcionando harmonia com a comunidade e com o meio ambiente. Hoje, as principais atividades da empresa estão voltadas para os segmentos recicláveis, (papel, metal, vidro, plástico e rejeitos) A produção constante com a qualidade nos serviços Reciclar visa introduzir a política de uma qualidade confirmada com a Licença Ambiental de Operações - LAO.
O atendimento de forma atualizada, a qualidade de nossos serviços, o esforço de nossos colaboradores juntos com nossa preocupação com as pessoas que participam do processo de produção, garantem a evolução e o excelente desenho da empresa no cenário municipal. Em pouco tempo, a força das idéias, o trabalho incansável e o serviço atencioso e excelente que se presta aos clientes, começam a dar os frutos desejados. Iniciou-se, então, a primeira ampliação e depois uma segunda, mais tarde uma terceira e assim sucessivamente.