Colaboradores

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

CONQUISTANDO OS OBJETIVOS

A Reciclar Coleta Seletiva tem como objetivo destinar adequadamente os resíduos sólidos coletados no município de Gaspar - SC, desta forma trabalhando com os benefícios da logística reversa.

Até o presente momento a nova conquista foi destinar adequadamente:

os VIDROS, desde, os cacos até os inteiros;

os ELETROELETRÔNICOS;

e ainda em fase de experiência, o tão falado ISOPOR (EPS EXPANDIDO).



Sem falar dos resíduos que já são destinados adequadamente, como: todas subcategorias do PAPEL, boa parte do material PLÁSTICO – PEBD, PEAD, PP, PS, PET, a mais nova conquista é o PET MIOLO, também conhecidos como embalagens de shampoo, condicionador, mamadeiras, farmacêuticas, entre outras, abaixo segue fotos, um fardo e a demostração da simbologia para identificar o tipo de material foi produzido….ainda em busca de solução para o resíduo PLÁSTICO MOLE, a tão conhecida sacolinha de mercado e as que acondicionamos o lixo em casa, algumas experiências já foram elaboradas, mas ainda é uma dificuladade para a total destinação adequada. 

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Projeto de reciclagem do plástico terá demonstração em evento que acontece entre os dias 29/09 e 02/10 em Tiradentes

A Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande) vai participar da 5ª edição da Feira do Empreendedor. O evento acontece na Faculdade Integrada Tiradentes (Fits) entre os dias 29 de setembro e 02 de outubro. Ações de empreendedorismo relacionadas aos Arranjos Produtivos Locais (APLs), Micro e Pequenas Empresas, associativismo, cooperativismo, artesanato e da Cadeia Produtiva da Química e do Plástico (CPQC) serão expostas na ocasião.
Com o tema “Empreender é para Todos”, o objetivo da feira é estimular e fortalecer o setor por meio da orientação e difusão de informações que resultem em novas oportunidades de negócios para o Estado. O stand do Governo de Alagoas vai apresentar as ações voltadas para esse segmento.
Produtos originados pela articulação promovida pelos APLs, como artesanatos de couro de tilápia e cosméticos originados do leite da cabra, do APL Ovinocaprinocultura no Sertão de Alagoas; o mel de abelhas do APL Apicultura Mel do Sertão e biscoito de fécula de mandioca, do APL Mandioca no Agreste, serão apresentados. Artesões cadastrados no Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) também irão expor seus produtos na ocasião.
Para este ano, a Seplande pretende apresentar em seu stand um mapa localizando as ações desenvolvidas pelos Arranjos Produtivos Locais, do Fórum Estadual das Micro e pequenas empresas, do Conselho Estadual do Cooperativismo (Conecoop) e pela diretoria de artesanato. “Esse mapa vai permitir que o empreendedor visualize, em uma única plataforma, as melhores áreas de atuação do investimento que ele pretende fazer”, explicou o Diretor de Micro e Pequenos Negócios da Seplande, Michael Chinelato.
Reciclagem de Plástico
Para promover a Cadeia Produtiva da Química e do Plástico, apresentações sobre o sistema de reciclagem do Plástico também serão realizadas para os participantes da feira, como uma forma de disponibilizar à sociedade as possibilidade de reaproveitamento do plástico e seus derivados. Profissionais do Núcleo de Tecnologia do Plástico (NTPlás) também farão demonstrações com máquinas de sopro e injeção de plástico.
Essa iniciativa vai ajudar a fortalecer o Projeto de reciclagem proposto pela CPQP, que pretende difundir o plástico como uma alternativa viável para novas empresas que querem investir no ramo. “Depois do descarte, o plástico pode voltar pra cadeia e pode se tornar outro produto. Ele é uma alternativa sustentável de negócio, tanto do ponto de vista ambiental, quanto do econômico", explicou o analista técnico do Sebrae, Fernando Tenório.
Para o Diretor de Relações com o Mercado da Seplande, Glifson Magalhães, a aplicação dessa reciclagem é importante para esclarecer o reuso do plástico, além de seu aspecto social. “Isso vai possibilitar a inserção de pessoas economicamente inativas, através de associações, cooperativas e individuais na coleta de lixo”, afirmou Glifson.
Outra perspectiva da proposta é disseminar o modelo ascendente de negócios quanto aos processos de produção de reciclagem de garrafas PET pós consumo, fazendo com que o número de transformação de produtos e embalagens derivadas do plástico em resina para fabricação de novos produtos seja ampliada.
Dentro das ações do projeto, um estudo financiado pela Braskem/CPQP apresentará dados do setor em Alagoas, e a Seplande vai desenvolver um plano de trabalho e de marketing destinado a informar a população sobre o uso adequado do plástico e seus derivados. “Esse informativo proporcionará um entendimento sobre o assunto, as formas de utilização, o que é danoso e como evitar”, concluiu Glifson.

FONTE: http://www.primeiraedicao.com.br/noticia/2011/09/21/seplande-apresenta-produtos-e-abre-espaco-para-futuros-empreendedores

terça-feira, 6 de setembro de 2011

CONHEÇA NOSSO MATERIAL

FARDOS DO PLASTICO FILME - FLEXIVEL - MOLE - PEBD CRISTAL OU CANELA

FARDOS DO PLASTICO FILME - FLEXIVEL - MOLE - PEBD PRETO

FARDO DO MATERIAL PAPEL BRANCO

FARDO DO MATERIAL CAIXA DE LEITE - TETRA PACK

FARDO DO MATERIAL PAPEL MISTO

FARDO DO MATERIAL PAPELÃO

Consulta pública para apresentar à primeira versão do Plano Nacional de Resíduos Sólidos

foi promovida no dia 1.º de setembro, em Brasília. A versão preliminar do documento foi lançada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), e estará disponível no site do ministério pelo prazo mínimo de 60 dias, a partir desta segunda-feira, 5 de setembro .
A consulta pública é uma determinação do Decreto 7.404/2010, que trata da Política Nacional de Residuos Solidos (PNRS). Para debater as diretrizes e as metas do Plano, envolver a sociedade e os setores específicos em todo o território nacional - além da consulta pública disponível na internet - outras audiências estão previstas nas cinco regiões brasileiras. A primeira deve ser ainda este mês em Mato Grosso do Sul e prevê reunir a região Centro-Oeste.
De acordo com o governo, o Plano apresenta conceitos e propostas que refletem a interface entre diversos setores da economia compatibilizando crescimento econômico com desenvolvimento sustentável. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta para a importância de os gestores municipais participarem dos debates, uma vez que o documento servirá de base para a elaboração dos planos locais.
O Plano Nacional de Resíduos Sólidos terá a vigência por prazo indeterminado e horizonte de 20 anos, com atualização a cada quatro anos. E outros destaques feitos pela CNM são em relação às demandas, aos prazos e ao financiamento das ações, como a erradicar os lixões em todo o país até 2014, por exemplo.
  • Acesse o documento no www.mma.gov.br